Intolerância à Lactose e produtos zero lactose: como incluir alimentos de forma segura na rotina

Por Joana Kamil – Nutrichef

Antes de mais nada vamos entender o que é lactose e o porquê dessa intolerância, que tem afetado cada vez mais pessoas.

O que é lactose?

A lactose é o açúcar do leite, sua digestão acontece a partir da ação da lactase, enzima que é produzida no nosso intestino delgado e transforma a lactose em açúcares menores (glicose e galactose).

O que é intolerância à lactose?

A incapacidade do nosso corpo em produzir a enzima lactase gera uma dificuldade de digestão da lactose, o que leva à intolerância à lactose.

A intolerância à lactose faz com que esse açúcar, a lactose, permaneça intacto no intestino delgado, o que acarreta desconfortos gastrointestinais como gases, diarreia e dores abdominais sempre após o consumo de alimentos fonte de lactose como leite e derivados.

Vale destacar que o grau de tolerância à lactose é individual e pode sim variar de pessoa para pessoa, o que significa que algumas pessoas podem tolerar pequenas quantidades de queijos com teores moderados de lactose enquanto outras pessoas podem não tolerar nenhuma quantidade, precisando excluir totalmente da dieta ou utilizar produtos específicos, os chamados produtos sem lactose.

Todo queijo e derivado do leite contém lactose?

Sim, a lactose está presente no leite e derivados, mas é interessante, pois, assim como a tolerância varia de pessoa para pessoa, a quantidade de lactose presente nos queijos pode variar também dependendo do processo de fabricação e maturação.

  • Queijos com baixo teor de lactose: queijos duros e maturados como parmesão, cheddar, emmental, gouda e gruyère, geralmente contêm baixos níveis de lactose devido ao processo de fermentação e maturação. Durante esses processos, a maior parte da lactose é convertida em ácido lático, tornando esses queijos mais adequados para pessoas com intolerância à lactose leve.

Queijos azuis como gorgonzola e roquefort também tendem a ter baixos níveis de lactose devido à presença de culturas de bactérias na fermentação, podendo variar dependendo do queijo azul.

  • Queijos com teor moderado a alto de Lactose: queijos frescos e macios como ricota, cottage, feta e queijo de cabra, geralmente contêm níveis mais altos de lactose, pois passam por menos tempo de maturação e fermentação. No entanto, a quantidade de lactose pode variar entre as diferentes marcas e métodos de produção.

Queijos cremosos como brie e camembert, podem conter quantidades moderadas de lactose, embora geralmente sejam mais baixas do que em queijos frescos.

 

Como saber se tais queijos podem ser consumidos por intolerantes?

Se você tem intolerância à lactose, o recomendado é consultar um nutricionista para realizar orientações personalizadas sobre o consumo de queijos. Além de sempre consultar os rótulos dos alimentos pois alguns produtos como molhos, bolos e biscoitos podem conter produtos lácteos.

 

Existem alternativas saudáveis aos produtos que contém lactose?

Pessoas que sofrem de intolerância à lactose têm muita dificuldade de encontrar alternativas saudáveis a fim de garantir uma dieta equilibrada e nutritiva. Por isso, O Sabor da Serra já lançou uma linha completa com produtos “zero lactose”. Assim, pessoas intolerantes à lactose podem consumir produtos variados, qual a qualidade que já é tradição em Minas.

Além dessa alternativa, é possível também incluir em eventualidades o consumo da enzima lactase antes das refeições que contenham lactose, a fim de ajudar na digestão da lactose e evitar os transtornos gastrointestinais.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *